Participei recentemente de um bate papo interessante, onde pude abordar o tema dos protetores independentes de animais, bem como contar como foi o início do Projeto do Santuário Lobo Cinzento, no programa Multi Dom, da amiga Marta Padoveze.
Foi minha primeira entrevista, neste momento importante da minha vida, onde pude dar visibilidade à causa animal e à questão dos protetores independentes.
![](https://www.barbararodriguez.com.br/wp-content/uploads/2024/04/434450990_969399164557881_5515102242692355157_n-1024x1024.jpg)
Aqui no blog, vou tratar os assuntos da entrevista de forma resumida, iniciando e destacando como foi escolhido o nome Santuário Lobo Cinzento. A seguir, vou contando sobre a matilha dos 25, e sobre a causa animal em si, e como você pode fazer parte da história do Santuário Lobo Cinzento ou na vida dos protetores independentes.
A escolha do nome Santuário Lobo Cinzento
Santuário é um local onde os animais são cuidados com dignidade até o final de suas vidas, de acordo com as regras de bem estar animal.
E Lobo Cinzento foi em homenagem aos ancestrais dos cachorros, onde os lobos foram domesticados ao longo dos tempos, dando origem aos cachorros como são conhecidos hoje.
Somos um pequeno grupo de pessoas, desde antes do resgate da matilha dos 25 cachorros (sim, os 25 cachorros de uma vez só), que veio a ocorrer dia 20/11/2017. Durante o período que antecedeu ao resgate, levávamos ração e acompanhávamos o ex-dono dos cachorros.
Após o resgate, ao longo dos anos, algumas outras poucas pessoas passaram a ajudar o Santuário. Cada um de nós, ajuda com um pouco, e juntamos o valor e compramos as rações de cachorros idosos, remédios, vacinas, material de limpeza.
A principal diferença entre as Ongs que lidam com adoções de animais e um Santuário é que neste não há finalidade de resgate de rua e envio para adoções. No nosso caso concreto, o da matilha dos 25, os cachorros já eram naquela época adultos e idosos e este fator pesou bastante na análise da escolha de ser santuário), além do fato de já terem sido rejeitados antes de serem acolhidos pelo ex-dono, e eu prometi que os cachorros não passariam por isso de novo.
No nosso caso, passamos a utilizar o parâmetro de 25 cachorros, como limite máximo, embora já tivemos no começo 32 cachorros, acudindo os animais da vizinhança. Atualmente, só acolhemos quando surge uma vaga.
Cumpre salientar, que embora haja aumento de animais abandonados, a ajuda da população não aumenta na mesma proporção, e desta forma, para manter a qualidade que nos dispusemos a fazer, mantemos o número de animais, pois a matilha é separada em duplas (macho e fêmea) que não brigam e os que não conseguem socializar, permanecem sozinhos. Os canis são grandes, onde eu a “líder da matilha” emprestei dinheiro do Banco e realizei a construção dos canis. Diariamente, todos brincam no quintal entre as árvores e tem amor.
Quando o assunto é adoção de animais, é necessário esclarecer que o certo é se fazer o monitoramento antes (triagem familiar, se terá condições de arcar com os gastos deste novo membro da família, da casa ser anti-fuga), durante e após a adoção (envio de fotos e vídeos, visitas, para se garantir que a adoção foi realizada com sucesso), e no caso, dos protetores independentes, é uma tarefa nada fácil, vez que já lidam no trato diário da matilha, praticamente sozinhos.
Outro fator, sobre adoção de animais é que a população, na procura de animais solicita: filhotinhas, fêmeas de raça e pequenas e eu sempre respondo: a maioria dos resgatados são adultos, machos, porte médio-grande, sem raça definida.
E para arrematar a questão das adoções, deixo para você meu leitor, uma frase que eu digo e repito ao longo dos anos:
Uma adoção mal feita hoje, gera um novo abandono amanhã.
Para ajudar na manutenção dos gastos do Santuário, estamos montando o Bazar Brechó – de tudo Serve do Santuário Lobo Cinzento.
Expliquei aos ouvintes do programa Multi Dom, a diferença entre Bazar e Brechó, a importância de circular roupas a preços baixos e ainda que o valor arrecadado, ajuda nas despesas do Santuário Lobo Cinzento.
Expliquei aos ouvintes da Marta, que os animais quando retirados das ruas, são levados aos protetores independentes, pois não existe abrigo municipal e que o Centro de Zoonoses não tem função de abrigar animais de rua.
Expliquei o que tem acontecido desde 2020 com relação a vacinação dos animais. E que os protetores independentes e Ongs não têm ajuda do governo.
Expliquei ainda que, os protetores estão sem condições de abrigar mais animais.
Devido não pode acolher mais animais, eu coloquei minhas redes sociais, mais a minha mente investigativa, aliados a minha vontade de ajudar cada vez mais, à disposição de auxiliar voluntariamente, nas buscas de animais perdidos para que voltem aos seus tutores. Eu sempre intervenho, quando sou solicitada ou pelo tutor que busca seu animal, ou pela pessoa que encontrou o animal abandonado para que encontre-se o seu dono… ajudo no monitoramento pela internet, varredura, direcionando as publicações e principalmente, dando apoio emocional ao tutor ou à quem está com o animal perdido (em forma de lar temporário). Há buscas que demoram dias, outras demoram até um mês e pode demorar até mais tempo, vez que um animal, se de raça, pode ser acolhido rapidamente por uma família, e o animal estando acolhido, as buscas irão demorar com certeza.
E por quais motivos faço essa ponte entre o animal perdido e seu tutor?
1) Para evitar que um animal que tem dono, seja adotado por outra família;
2) O cachorro ama seu dono até o último suspiro e eu sou testemunha disso;
3) A falta de esperança humana pode ser um fator de encerrar uma busca.
Como você pode observar, este bate-papo com a Marta, foi uma entrevista abrangente.
Lá, contei tudo em detalhes, lembrando que aqui, estou fazendo um esboço dos tópicos principais, de modo que você se interesse em saber mais e ouça a entrevista na íntegra.
Para ter acesso ao conteúdo completo desta incrível entrevista, clique no link abaixo:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9OD8YLxONW0
Brigaduuuu au au, amigos, au_amigos e seguidores e até a próxima matéria.
No Santuário Lobo Cinzento pode haver visitação. Contato pelo watsApp 19-9-9520-6625.